terça-feira, 12 de abril de 2011

Fugindo da Rotina

No dicionário, rotina significa o hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo, mecanicamente; a repetição monótona das mesmas coisas.

Rotinas são necessárias. É através delas que buscamos alcançar um objetivo. Mas quando o tédio começa a caminhar ao seu lado, é preciso rever os conceitos.

Acordar, estudar, arrumar a casa, trabalhar, ir pra universidade, assistir aula, fazer trabalhos, provas, ficar na internet (meu vício)... Coisas do dia-a-dia. De todos os dias. Esse é meu itinerário habitual.

Não gosto de rotina. Isso é fato.

Entendam. Sou fascinada pelo meu curso. Não me imagino em outra carreira, que não a Advocacia. Dessa forma, amo estudar as matérias do meu curso – pelo menos, a maioria delas. E como boa parte do meu dia é dedicado apenas à ele, não posso dizer que não gosto do que faço. Mas, ás vezes, fica chato assistir as mesmas aulas; ler, reler o mesmo assunto; fazer sempre as mesmas coisas.

Já me disseram que um dos meus maiores problemas é a rapidez, a facilidade com que fico entediada. Não discordo. Adoro novidades. Anseio por elas em tudo o que faço.

Deixo claro que, apesar dessa busca, não ignoro ou deixo de lado - nem por um segundo - meus princípios; os preceitos cristãos em que acredito. Dentro dos meus “limites”, procuro novas coisas pra fazer. Afinal, nem todos os desvios trazem benefícios.

Não precisa ser algo extraordinário, basta ser fora do comum, qualquer coisa que lhe desvie do habitual. Dessa forma, quando começar a perceber o tédio se aproximando, procure mudanças. Reveja objetivos e conceitos; mude o visual; procure um curso auxiliar ou extra-curricular; até plantar uma mini-horta, serve...

Novidades são necessárias na vida de todas as pessoas, mas não é necessário que experimentemos coisas novas, pode-se também experimentar as coisas como se fossem a primeira vez.

Encontrar amigos há tempos não vistos; ganhar um bombom, uma rosa; fazer novas amizades (sem esquecer as antigas, é claro); convidar um(a) amigo(a) as 22h apenas para dar uma volta na cidade, conversar; dar importância à coisas pequenas que lhe acontecem no dia, são também formas de fugir da rotina e do tédio.

Baseado nisso, ARRISQUE! OUSE! SAIA DO COMUM!

"(...) Cada um se lança à vida, sofrendo da ânsia do futuro e do tédio do presente". Sêneca

2 comentários:

  1. Essa é uma das minhas dificuldades fugir do tédio, da rotina. Vou ousar mais da pra frente. Pelo menos tentar.

    ResponderExcluir
  2. Ahh amiga, embora todo dia tenha uma novidade (um problema pra resolver) não aguento mais a minha rotina também. Amiiiiiga tu tás escrevendo tãão lindooo, vai ser a minha advogada quando crescer :p

    ResponderExcluir